Artigos Espíritas

A mensagem do espiritismo para uma vida melhor

Sidney contribui para diversos órgãos da imprensa espírita e laica, produzindo artigos para reflexões oportunas em todas as épocas. Todos os artigos estão disponíveis nesta seção para você compartilhar em suas redes sociais ou, no caso de jornais e boletins espíritas, utilizar livremente em suas publicações, com a gentileza de citar o crédito do autor.

Boa leitura! E que a mensagem espírita chegue cada vez mais longe!

Divaldo Franco: O Peregrino do Bem

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Divaldo Franco: O Peregrino do Bem

Sidney Fernandes

Em maio de 2009, fui contatado por Regina Zanella, líder espírita e tradutora em Milão, Itália. Ela solicitava fotos e informações sobre Divaldo Pereira Franco, que iria proferir palestra no Centro de Congressos da Província de Milão. Imediatamente acionei amigos próximos ao orador, que forneceram o material necessário à divulgação do evento.
Coincidentemente, eu tinha viagem marcada para a Itália e, ao perceber que minha chegada coincidiria com a palestra, alterei meus planos para permanecer em Milão no dia 2 de junho. O evento foi memorável.

Divaldo encantou uma plateia internacional com seu tema “Iluminação Interior”, reunindo amigos de várias nacionalidades, autoridades religiosas e filosóficas.
O impacto desse encontro rendeu-me o artigo Divaldo – Il Paolo de Tarso dei nostri giorni (Divaldo – O Paulo de Tarso dos nossos dias), publicado na Revista Internacional de Espiritismo em agosto daquele ano. Hoje, quase 16 anos depois, seu impressionante legado continua a crescer.

Em 2025, Divaldo completou 98 anos de idade e manteve-se ativo na divulgação do Espiritismo, com vídeos e palestras ao redor do mundo até partir para a espiritualidade no dia 13 de maio desse mesmo ano. Embaixador da paz e do entendimento inter-religioso, percorreu o equivalente a dezenas de voltas ao redor do planeta, disseminando a mensagem espírita em mais de 70 países.
Além de sua missão como palestrante, fundou, ao lado de Nilson de Souza Pereira, a Mansão do Caminho, em 1952. A instituição tornou-se um oásis de esperança, assistindo milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade, com educação, saúde, alimentação e amparo social.

Divaldo foi pai adotivo de mais de 600 filhos, além de centenas de netos e bisnetos. Sua atuação incansável rendeu-lhe prêmios e homenagens no Brasil e no exterior. Sua mediunidade o levou a psicografar centenas de livros, traduzidos para diversos idiomas, abordando espiritualidade, psicologia e autoajuda, sempre fundamentados na Doutrina Espírita.

Ao final do evento em Milão, em 2009, ele atendeu e autografou exemplares de suas obras, sem demonstrar cansaço, apenas amor pelo próximo.
Seu exemplo de dedicação e caridade ecoa mundialmente, inspirando milhões de pessoas a seguirem o caminho do bem e da esperança. Com justiça, reafirmo o título de meu primeiro artigo sobre ele:
Divaldo Franco, o Paulo de Tarso dos nossos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima