Artigos Espíritas

A mensagem do espiritismo para uma vida melhor

Sidney contribui para diversos órgãos da imprensa espírita e laica, produzindo artigos para reflexões oportunas em todas as épocas. Todos os artigos estão disponíveis nesta seção para você compartilhar em suas redes sociais ou, no caso de jornais e boletins espíritas, utilizar livremente em suas publicações, com a gentileza de citar o crédito do autor.

Boa leitura! E que a mensagem espírita chegue cada vez mais longe!

Fundamentos da reencarnação

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

FUNDAMENTOS DA REENCARNAÇÃO

Sidney Fernandes

A Doutrina Espírita não é especulativa, isto é, não nasceu das lucubrações de algum visionário. Ela foi codificada com base nas informações trazidas por sábios espíritos que passaram pela Terra e já se encontravam no plano espiritual. Esses ensinamentos fundamentaram a crença reencarnacionista em três pilares: religioso, científico e filosófico.

Tanto no Velho, como no Novo Testamento, encontramos fundamentos religiosos da reencarnação. Exemplificativamente podemos citar neste texto de Jó o princípio da pluralidade das existências claramente expresso:

Mas será possível que alguém que morra volte a essa vida depois de ter morrido? Quanto a mim, esperarei por dias melhores, até que seja liberado das minhas lutas e do meu árduo labor. Jó, 14:14

Jó se coloca no intervalo de uma existência para a outra, após a morte, e diz que lá aguardará o momento de voltar.

A ideia da reencarnação era familiar ao povo judeu. Ainda a título de ilustração vejamos esta passagem:

Antes que te formasses no ventre, te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Jeremias, 1:5

A mando do papa Dâmaso, São Jerônimo compilou os textos sagrados do grego para o latim, dando origem à Vulgata, a Bíblia adotada pela Igreja Católica. Havia dezenas de textos sobre a vida de Jesus, muitos dos quais ainda circulam, como apócrifos, geralmente muito fantasiosos, distantes da realidade, como o Evangelho de Maria, de Maria Madalena, de Nicodemos, de Pedro e de Filipe.

Jerônimo aceitava a reencarnação e na compilação dos textos conservou aqueles em que ela aparece claramente. Daí essa contradição: O Catolicismo e as igrejas protestantes e pentecostais negam a reencarnação, mas ela está claramente enunciada no Evangelho. Tentam dar interpretações diferentes daquelas que o próprio texto evidencia.

                                                        ⬇ OUÇA ESSE ARTIGO EM ÁUDIO ⬇

Acompanhe nosso programa Fagulhas de Luz todos os dias nas Redes Sociais de Sidney Fernandes
Todos os dias no Instagram, Facebook e Youtube em horários diferentes no Instagram as 10:30, Youtube as 17:00 e no Facebook as 20:00 horas de segunda a sexta-feira. Também pode ser ouvido na Rádio 87,9 Fm de Bauru e na Rádio CEAC, rádio web do centro espírita amor e caridade de Bauru-SP. 
Acompanhe também o programa Pinga Fogo toda sexta-feira nas Redes Sociais do CEAC Centro Espírita Amor e Caridade de Bauru. Acesse o Canal do Youtube e também confira nossas Palestras Ao Vivo, Sidney Fernandes responde perguntas em palestra especial Pinga Fogo, toda segunda segunda-feira as 20:00 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima